Ir para o conteúdo
Novidades Psi

Pesquisa

Religiosidade persiste no uso de drogas por quem vive na rua

Estudo com 40 pessoas no Brasil e em Portugal contesta a ideia de falta de Deus no uso de drogas e descreve a fé como amparo e possível fator de risco.

Por
Redação Novidades Psi
Publicado em
Leitura
4 min
Fonte conferida em
Colagem com régua transparente sobre uma mesa de, livro aberto com uma fotografia e papel verde sálvia.
Fotografia: Wikimedia Commons, CC0. Contexto: Rijksmuseum (via Wikimedia Commons), CC0.

O que saiu

O Jornal da USP publicou em 2026-10-05 uma reportagem sobre um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a USP, que analisou a religiosidade de pessoas com dependência de drogas em situação de rua no Brasil e em Portugal. A coleta de dados fez parte de um doutorado no Instituto de Psicologia da USP, e o artigo saiu na revista Nursing & Health Sciences. O resultado contraria a crença popular de que o transtorno por uso de substâncias seria sinal de ausência da dimensão religiosa, a chamada falta de Deus: a religiosidade se manteve durante o período de uso e, em alguns casos, aumentou.

O que o estudo diz

O trabalho é um estudo qualitativo e transcultural, feito com entrevistas com 40 pessoas, em sua maioria homens, para entender a trajetória de uso de drogas e se, e como, a religião fez parte dela. A pesquisadora também levantou a religiosidade e o consumo de drogas nas famílias dos participantes. Nas entrevistas brasileiras, as trajetórias, em especial as das mulheres, incluíam muita violência sexual desde a infância.

O conceito central é o de proteção subjetiva: a sensação de estar protegido por uma divindade das adversidades e das consequências do uso. A fé aparecia como amparo e companhia. Nas entrevistas, porém, muitos relataram a certeza de que não pegariam doenças ao compartilhar objetos de consumo nem teriam overdose. Daí a hipótese, ainda a ser investigada em outros estudos, de que essa proteção possa funcionar também como fator de risco para a continuidade do uso. Os participantes também relataram desconforto com instituições religiosas, e parte se dizia inadequada para frequentar cultos e igrejas.

Os dois grupos estavam em contextos de tratamento diferentes, o que ajuda a ler as respostas.

Os dois grupos entrevistadosEstudo com 40 pessoas em situação de rua, descrito pelo Jornal da USP em 5 de outubro de 2026. 1. Brasil. Maioria evangélica (40%); álcool e cocaína; tratamento em comunidade terapêutica com abstinência total. 2. Portugal. Maioria católica (50%) e 40% sem religião; heroína e cocaína; tratamento no modelo de redução de danos. Fonte: Jornal da USP, 2026-10-05.INFOGRÁFICOOs dois grupos entrevistadosEstudo com 40 pessoas em situação de rua,descrito pelo Jornal da USP em 5 de outubrode 2026.BrasilMaioria evangélica (40%); álcool e cocaína;tratamento em comunidade terapêutica comabstinência total.PortugalMaioria católica (50%) e 40% sem religião;heroína e cocaína; tratamento no modelo deredução de danos.Fonte: Jornal da USP, 2026-10-05.

Segundo a pesquisadora, os brasileiros eram menos críticos às instituições de tratamento e se sentiam falhos e culpados quando não avançavam; também relataram ter participado de rituais de religiões que não eram as suas dentro das comunidades terapêuticas. Os portugueses questionavam mais os modelos de tratamento e as crenças populares sobre drogas. A reportagem não detalha limitações do estudo; uma delas é que os grupos diferem ao mesmo tempo em país, religião predominante, substâncias e modelo de tratamento, o que impede atribuir as diferenças a um único fator.

Leia também

Todas as notícias